Fogão a lenha agora também gera energia elétrica

Padrão

Vi essa notícia na lista MetaReciclagem e, como estamos pensando exatamente em adaptar um fogão para nossas oficinas, esse modelo parece bastante funcional….olha, só:

(matéria publicada aqui:Inovação Tecnológica )

010115060828-geralux.jpgO fogão a lenha ainda é um dos mais comuns “geradores de energia” utilizados no interior do Brasil e de vários outros países em desenvolvimento, principalmente na zona rural. De concepção milenar e construção simples, o fogão a lenha é utilizado basicamente no preparo de alimentos.

Mas o pesquisador brasileiro Ronaldo Sato acreditou que poderia melhorar o projeto do milenar fogão, tornando-o mais ambientalmente amigável e, sobretudo, utilizando-o para gerar energia elétrica.

Agora ele apresentou o protótipo que resultou dos seus sete anos de pesquisas – um novo conceito de fogão a lenha/gerador de eletricidade, batizado de Geralux. Apesar de ter sido inteiramente construído com recursos próprios, o novo fogão já chamou a atenção da Eletronorte, que está estudando a possibilidade de utilizar a nova tecnologia no Acre, na região do Xapuri.

Na mesma queima de biomassa utilizada para o preparo dos alimentos, o fogão Geralux produz energia suficiente para acender cinco lâmpadas e ligar uma televisão ou outros equipamentos de baixo consumo de eletricidade, como rádios ou até um computador pessoal.

O Geralux é também mais ambientalmente correto do que os fogões tradicionais. Ele economiza até 50% da biomassa hoje empregada, além de reter toda a fuligem no próprio fogão – a inalação de fuligem é apontada pela OMS como a 8ª causa de morte no mundo.

O fogão não utiliza caldeira, o que simplifica sua construção e reduz riscos de acidentes. O vapor gerado no trocador de calor é transformado em energia mecânica e, a seguir, elétrica. A energia é armazenada em uma bateria comum de automóvel – cerca de 30% de sua carga é suficiente para a iluminação da residência em um período de 4 a 5 horas.

“Para recarregar a bateria utiliza-se o calor produzido no fogão durante o cozimento diário de alimentos. A tecnologia poderá ser dimensionada conforme a demanda como, por exemplo, para as 30.000 escolas na Amazônia, enquanto se faz a merenda,” afirma Sato.

Sato agora espera receber apoio de entidades governamentais ou privadas para viabilizar a adoção de sua tecnologia em benefício de populações que, em pleno século XXI, ainda estudam à luz de velas. O protótipo do Geralux está em exposição na Fundação de Tecnologia do Acre.

Anúncios

»

  1. Pingback: Strom beim Kochen - Brasilien Forum

  2. É de tecnicos e Engenheiros deste porte que o Brasil precisa pra sair deste atraso tecnologico que nos encontramos. Que os nossos políticos tenham a sensibilidade de dar total apoio a este projeto.

  3. Sou professor em Rondônia e gostaria de conhecer melhor o esquema de montagem do geralux, pois existem varias comunidades, com pessoas de baixa renda, necessitando de energia elétrica e eu gostaria de poder ajuda-los construindo alguns protótipos de forma artesanal.

  4. Achei muito interessante este sistema e desejo montar em um pequeno engenho que tenho em minha propriedade so que preciso de toda orienteção do sistema como montar e como funciona com isso peço orientação do sistema
    Muito grato
    HUMBERTO GRILO

  5. Parabens o geralux é uma maravilha.

    Tenho parentes em uma região de minas gerais no qual
    esperam a varios anos pelo energia elétrica,apesar de estarem proximos a cidade de peçanha , não contam com o apoio politico para terem energia elétricas em suas residencias, por isso tenho enteresse neste progeto,para ajudar essas pessoas.

    Belo Horizonte, 26 de fevereiro de 2008.

    Carlos Alberto N. Vaz/Gabriel Cesar

    87777448 / 93533673

  6. Parabens eng.Sato
    gostaria de receber mais infomaçoes sobre o fogao gera luz
    Pois tenho em mente que podera ser utilizado em outros segmentos

  7. Parabéns ao Engenheiro Sato!

    Grande idéia teve sobre o “Geralux”. Me impressionei com a matéria vinculada em rede nacional e decidimos (Eu e meus colegas da Matéria Conversão de Energia), utilizarmos a idéia num trabalho.
    Gostaria de que fosse disponibilizado outras referências, da montagem e funcionamento do fogão, para pesquisa.
    Desde já agradeço o espaço!

    Atenciosamente,

    Alexandre M. Pinheiro
    Estudante de Engenharia Elétrica
    Faculdade AREA1 / FTE
    Salvador – BA

  8. Parabéns ao Engenheiro Sato!

    Grande idéia teve sobre o “Geralux”. Me impressionei com a matéria vinculada em rede nacional e decidimos (Eu e meus colegas da Matéria Conversão de Energia), utilizarmos a idéia num trabalho.
    Gostaria de que fosse disponibilizado outras referências, da montagem e funcionamento do fogão, para pesquisa.
    Desde já agradeço o espaço!

    Atenciosamente,

    Alexandre M. Pinheiro
    Estudante de Engenharia Elétrica
    Faculdade AREA1 / FTE
    Salvador – BA

  9. é….. no lugar k nasci, poderia eu ter nascido hoje, pelo menos teria uma opção p/ conhecer o radio, a tv e a internet. na época,viviamosà luz de Lamparinas.este lugar é conhecido, como córrego seco- tarumurim-minas. pkue não levar esta tecnologi à este povo k moram nos serto~es deste Brasil a fora.

  10. gostaria de comprar fabricar sei la quero ter um no pedacinho de terra no sertao la e so vela lanpiao de guerosene e bravo por vafor emtre em contato

  11. Gostaria de saber como posso ter mais informações sobre o projeto .
    Pois moro em uma região que necessita muito deste desenvolvimento.
    Agradeço e aguardo um retorno .

  12. PARABÉNS PELA IDÉIA, E, GOSTARIA DE SABER DOS DETALHES DESTE PROJETO POIS TENHO UMA CHACARA NO RS E NÃO POSUO ENERGIA ELÉTRICA, QUEM SABE PODERIA MONTAR ALGO LÁ.

    • oi Moab, muita coincidencia dois moab do interior do pará, sou de santarém mas talvez não se lembre de mim, seus pais são Sr moacir e Sra. maria?
      Marcia

  13. Bon dia .
    Gostaria de saber se tem jeito de criar uma usima de pequeno porte atrves deste sistema?
    Pois tenho interesse na minha região.
    Ats Leandro

  14. Parabéns Sato, o país é rico de idéias brilhantes como a sua mas para nossa felicidade somos um país de medíocres, onde nosso dinheiro é utilizado para barbarismos e escandalos….
    espero que alguem de bom coração invista na sua idéia…..pena que não tenho dinheiro se não eu o faria

  15. tendo um gerador de energia solar e um fogão desse, e um gerador eólico, quem precisa da Celpa, ou de uma nova hidroelétrica em Belo Monte. Hidro elétrica não é energia limpa, aliás, so é quando é a casa dos outros q vai ser inundada.

  16. Gostaria de saber onde encontro para comprar ou como faço para construir esse fogao que gera energia eletrica , pois possuo um sitio que nao tem energia eletrica.Sou do Estado do Paraná.Agradeço muitissimo se for atendida.Obrigado. IONICE

  17. tenho grande interesse em comprar um fogão dessse , gostaria de saber qual o valor do mesmo,

    Everton Duque Palmeiropolis TO

  18. Olá, eu gostaria de comprar um fagao deste. ha seis anos fiz o pedido no projeto de luz para todos e ate hoje nao foi favorecida. Onde posso comprar este fogao? Custo quanto?
    Porque essas coisas boas nao chegam para todos ne? Parabens pelo seu projeto. Isso significa que o mundo esta mudando.
    Quem dera existissem varios engenheiros Satos pelo mundo e Brasil a fora…Sou de Minas Gerais.Pode me mandar um e-mail?

  19. ideia maravilhosa,espero que as autoridades olhem essa ideia com carinho, e que possam viabilizar este invento em prol da populaçao,que essa invençao nao va para outros paises por falta de credibilidade.parabens ao engenheiro sato,que pelo sobrenome deve ser japones né?

  20. gostaria de fazer mais comentarios,nao so a respeito desse invento,mais se os grandes engenheiros fossem independentes , e um pouco mais inteligentes como o sr sato, poderiamos viajar de navios movidos pela propria agua do mar,em avios pelo proprio vento do ar,automoveis eletricos que fizessem sua propria energia,com o proprio movimento das rodas, mais sabem porque coisas maravilhosas nao acontecem?o motivo e tao simplesmente: a ganancia das grandes naçoes pelo petrolio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s